Curso de Noivos: preparação para a vida conjugal
A Igreja incentiva os casais a fazerem o Curso de Noivos antes de seu casamento religioso para que possam refletir sobre este grande passo que estarão dando, e estas reflexões terão grande importância na vida conjugal e no futuro destas novas famílias.
O matrimônio, como o Batismo e a Primeira Eucaristia, é um dos sete sacramentos da Igreja Católica. E, assim como todos os outros sacramentos, também tem uma importância única na vida do cristão. Cada sacramento é uma pedra fundamental da fé e deve ser sabiamente saboreado, permitindo-nos vivenciar as graças que Deus derrama em cada um destes momentos.
A partir do casamento, o homem e a mulher reconhecem diante de Deus e da sociedade o amor que sentem um pelo outro, a ponto de se unirem pelo resto de suas vidas, tendo em vista que o sacramento do matrimônio é irrevogável. A partir deste momento, eles formam um novo núcleo familiar, abençoado por Deus desde o início. Caso esta união venha a ter frutos, estes nascerão já em berço cristão, em uma família que sabe a importância da religião e que ensine seus descendentes a trilhar um bom caminho. Daí a relevância de entender e conhecer melhor as particularidades deste belo sacramento antes de sua celebração.
Este preparo pode ser feito de diversas formas, mas a mais comum é o Curso de Noivos. O casal, já certo da escolha feita, prepara-se então para o tão sonhado dia. Em nossa paróquia, o Curso de Noivos é realizado durante um dia todo, sempre aos domingos, finalizando com a Santa Missa. Nossa Pastoral dos Noivos conta com maridos e mulheres que, por vontade própria e atendendo ao chamado de Jesus, escolheram ajudar estes casais que estão apenas iniciando a vida conjugal.
Haverá inúmeros momentos bons na vida de casado, mas deve-se ter dimensão de que nesta nova fase da vida nem tudo será uma eterna maravilha. O casal precisa dar suporte um ao outro para que vençam as dificuldades do caminho juntos. E o objetivo do Curso de Noivos é justamente este: abordar alguns temas que são essenciais para essa fase de preparação.
A base na fé é essencial para atravessar os momentos de tribulação e enxergar que, por meio deles, existe um fortalecimento da relação conjugal. Sendo assim, marido e mulher devem ter consciência desta nova etapa e, com isso, aprender a praticar a compreensão mútua. A partir desse discernimento, poderão desfrutar as verdadeiras bênçãos que vêm do casamento.