Início do Advento tem bênção dos presépios e envio para a Novena de Natal
Realizamos, no último fim de semana, 02 e 03 de dezembro, a primeira missa do Tempo do Advento. Trata-se de um tempo de esperança, repleto de símbolos. Neste primeiro domingo do Advento, o padre Tiago recordou os principais significados deste tempo, abençoou os presépios e enviou as pastorais para a Novena de Natal.
O Advento invoca a esperança da vinda do nosso salvador e nos convida à conversão. Este é um tempo de transformação de mentalidade, palavras e atitudes. Por isso, precisamos nos colocar em oração para preparar nosso coração e a nossa vida para o nascimento de Jesus.
Para viver esse período de espiritualidade, as pastorais de nossa comunidade estão organizando a Novena de Natal, na qual serão realizados nove encontros para levar o menino Jesus para dentro dos nossos lares. Essa novena busca retomar o sentido da espera ansiosa pela vinda do nosso salvador.
Vale lembrar que, mais importante do que a árvore de Natal, é montar o presépio em família. O primeiro presépio foi criado por São Francisco de Assis para que as pessoas pudessem reviver como foi o nascimento do filho de Deus e todas as suas dificuldades. Essa imagem é o sinal da presença de Deus e de Seu amor pela humanidade.
E não há nada melhor do que dedicar um tempo em família para as coisas de Deus. Além de planejar a festa de Natal, é preciso preparar a família no quesito espiritual também. O presépio e a Novena de Natal nos ajudam a refletir sobre a vida de Maria e José e sobre as dificuldades que também encontramos em nossa vida e nos lembram que Jesus é a luz, a vitória sobre as trevas.
Que neste tempo reine o amor de Deus em nossos lares. E que a luz de Jesus nos mantenha vigilantes a sua espera!
Quer entender melhor o que o Advento representa para a fé católica? Participe da Manhã de Espiritualidade no dia 09 de dezembro, das 9h às 11h, com o padre Romeu Leite Izidário, da Paróquia de Santa Teresinha de São Bernardo do Campo.